segunda-feira, 20 de maio de 2013

Visita ao Museu Nacional Ferroviário – Entroncamento (16 de maio 2013)


Mais uma atividade e desta vez foram idosos dos três Pólos do SAD. O destino foi o Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento mais concretamente ao espaço onde se encontram as locomotivas. No local podem ser encontradas locomotivas de alturas bem diferente e com utilidades distintas. Os idosos estiveram sempre muito atentos ao que lhes era explicado durante a visita.
Porém não foi possível visitar o Museu em si porque se encontra em obras de remodelação, mas as técnicas que acompanharam a manhã convidaram os idosos a visitarem esse espaço quando estive tudo pronto ficando assim já pensada mais uma visita.

No final desta visita os idosos foram conduzidos até um espaço verde numa vila bem próxima do Entroncamento mais concretamente à Vila Nova da Barquinha que tem um ótimo espaço verde com mesas e bancos à medida para um almoço ao ar livre.


(Escrito segundo o novo acordo ortográfico)

A chegada ao Entroncamento

O grupo a passar as linhas do comboio

A ouvirem a explicação das técnicas

Durante a visita

Almoço

Almoço (I)



Almoço (II)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

“Caminhada da Primavera” – Póvoa de Santarém (30 de abril 2013)


Esta é uma atividade que já se realiza há algum tempo entre IPSS do Concelho de Santarém com o intuito de fomentar nos idosos o interesse pelo exercício físico mostrando assim a sua importância.

Tal como o nome indica foi realizada uma caminha tendo sido dividida em diversas etapas uma espécie de Peddy-paper. O primeiro momento em que os idosos pararam serviu para que pudessem responder a questões de um jogo. De seguida, tiveram de derrubar latas com uma bola e depois fizeram um jogo de mímica. Para terminar tiveram a oportunidade de pintar uma parte de um quadro em que o resultado final foi partilhado por todas as instituições.

 

No final da caminhada os idosos tiveram a oportunidade de almoçar na coletividade tendo sido a seguinte ementa: Rissóis, arroz, alface e sumo.

 

No período da tarde as instituições subiram ao palco para apresentarem algo por si preparado.



(Escrito segundo o novo acordo ortográfico)

A responder às questões colocadas

Uma idosa a recolher as flores para o ramo

No jogo a tentarem derrubar as latas

O grupo 

Na pintura do quadro

O jogo da mímica

A atuação em palco